Três animações para assistir com toda a família no día de los muertos (dia dos mortos)

O Día de los muertos é uma data comemorativa de origem mexicana na qual tem-se como costume ir aos cemitérios e visitar os túmulos dos entes queridos, acender velas,levar flores e rezar para os mortos, essa tradição acontece no dia 2 de novembro. Há uma lenda na qual muitos acreditam que somente nesse dia os mortos podem voltar do além para visitar os seus entes queridos. Embora o México seja onde mais se celebra o dia dos mortos essa data é comemorada também em diversos outros países porém cada país tem sua tradição nesse dia. Quando fala-se sobre essa data comemorativa a maioria das pessoas imediatamente relacionam-a com o México, porque além de ser muito festejada no país, o México tem como um dos seus principais símbolos o da caveira com flores,também conhecida como caveira mexicana,que é um marco do dia dos mortos.

(foto:felipeopequenoviajante)

E nada melhor do que um bom filme para quem vai passar o feriado em casa. Confira três animações ideais para assistir no día de los muertos:

Viva- A vida é uma festa- 2018:
Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, porém em sua família a musica é proibida e ninguém aprova seu sonho e por conta disso ele acaba entrando em uma jornada cheia de aventuras para alcançar seu grande objetivo. A animação é inspirada no feriado mexicano do Dia dos Mortos e aborda constantemente a cultura e a essência mexicana desse feriado.

                      (foto:centrodeartes.uff.br)                                      


Festa no céu- 2014:

Em San Angel, no México, viviam Manolo, Maria e Joaquim, que eram amigos desde a infância. Mesmo eles tendo escolhido caminhos diferentes (Maria foi para Europa, Joaquim ingressou na vida militar e Manolo se dedicou para ser toureiro) uma coisa continuou igual os dois ainda eram apaixonados por Maria. Dividido entre cumprir as expectativas de sua família e seguir seu coração, Manolo entra em uma jornada para três mundos fantásticos nos quais ele enfrenta seus maiores medos.

  (foto: adorocinema)



A noiva cadáver- 2005:
As famílias de Victor e Victoria estão arranjando seu casamento. Victor vai sozinho à floresta por estar nervoso e para ensaiar seus votos. No entanto ele coloca a aliança no que ele imaginava ser um tronco de árvore mas que na verdade é o braço esquelético de Emily, uma noiva que foi assassinada depois de fugir com seu amor. Convencida que Victor havia pedido sua mão em casamento, Emily o leva para o mundo dos mortos, porém ele precisa retornar rapidamente antes que Victoria, sua real noiva, se case com o malvado Lorde Barkis.

                         ( foto: cinemacao.com)
                                                     

Por Beatriz Holanda dos Santos

Comentários