Dia Internacional da não violência contra as mulheres: Livro, filme e série que retratam a violência contra as mulheres
Em 1999 a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 25 de novembro como sendo o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, isso foi feito em homenagem as irmãs Pátria, Maria Teresa e Minerva Mirabal que foram torturadas e assassinadas nesta mesma data, só que no ano de 1960, e isso ocorreu a mando do ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo. As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por soluções para problemas sociais. A data das suas mortes acabou se tornando em toda a América Latina um dia para marcar o combate das mulheres contra a violência .
Mesmo com a criação de leis que combatem a violência contra a mulher, elas não são suficientes para que haja uma redução dos índices porque esse é um problema complexo e nem sempre é considerado um crime e os agressores ficam impunes, e também é necessária a contribuição do Poder Público para que a violência seja abolida de uma vez por todas. A maioria das mulheres continua sendo vítima de violência, então isso é um assunto sério do qual todas as mulheres precisam se unir e lutar para combater a violência, na verdade todas as pessoas precisam se mobilizar e lutar contra as agressões tanto físicas quanto psicológicas. Então a importância desse dia é para que seja lembrado o que aconteceu com essas irmãs e para que lutemos contra essa opressão. Agora confiram uma lista com filme, série e livro que abordam a violência física e psicológica que é feita contra as mulheres e que irão fazer com que você reflita muito sobre esse assunto:
Filme:
Vidas Partidas:
Esse filme aborda o relacionamento de um casal que se apaixonou perdidamente e resolveram se casar. Graça, a esposa, acaba avançando em sua carreira, se tornando melhor sucedida em seu trabalho e financeiramente o que desperta uma agressividade e uma violência em Raul, o esposo, que acaba praticando violência doméstica contra sua esposa e tendo uma relação abusiva com a mesma. Esse filme traz situações de violência que ocorrem no cotidiano de muitas mulheres e ressalta ainda mais como é fundamental essa luta, não só para as mulheres que sofrem agressões mas também para aquelas que não sofrem e que se todos nós nos unirmos a violência contra a mulher vai acabar


Comentários
Postar um comentário